quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Ata do Colóquio Científico do Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, realizado no dia 02 de setembro de 2016

O Colóquio Científico do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA/USP realizou-se na sexta-feira, 02 de setembro de 2016, na sala 247 do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECA-USP, das 20:00 às 22 horas, com a  seguinte programação:
1) discussão do capítulo 16 do livro Quadrinhos: História Moderna de uma Arte Global, coordenada por nosso colega Washington Luiz dos Santos; e
2) apresentação da pesquisa de mestrado de Thulio Dias Gomes, intitulada “A charge é o assunto: análise documentária de charge", defendida em 2015 no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (IBICT-UFRJ, sob orientação do Profa. Dra. Rosali Fernandez de Souza (IBICT) e Prof. Dr. Paulo Sgarbi (Uerj).
Estavam presentes cerca de 20 pesquisadores, alunos e interessados em geral, sob a coordenação do Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro, coordenador do Observatório.
Foto 1
As apresentações iniciaram-se com Thulio e sua dissertação sobre as charges com a questão do semanário Charlie Hebdo (vide foto 1[1]), explanando que seu objetivo do mestrado foi investigar a charge conquanto à sua organização para a abordagem adequada no seu tratamento em sistemas de informação e documentação. Além disso, como objetivos específicos, investigou as tipologias de desenhos na área do humor, buscando diferenças e semelhanças às charges, conceituando-as. Em seu mestrado, singrou pela metodologia heterogênea e da pesquisa social qualitativa, bem como existencial-hermenêutica e a informação. Investigou também as tipologias de desenhos do humor, caracterizando a charge como documento a partir da relação dela com a hermenêutica da informação. Com isso, foi à raiz dos significados e conceitos da palavra charge e suas denominações de cartum e caricatura. Dos resultados que obteve, dentre vários, descobriu que apenas no português brasileiro coexistem as três palavras. Exemplificou com várias imagens (vide fotos 1 e 3), e concluiu com uma variante da análise documentária da charge - partindo-se de tal análise e irradiando-se para a estrutura narrativa da charge, as instituições da custódia da charge, os usuários da charge etc (foto 2), culminando numa intersecção entre charge, cartum e caricatura.



Fotos 2 e 3
Em seguida, houve a apresentação do capítulo 16 do livro Quadrinhos: História Moderna de uma Arte Global, por Washington, que falou dos quadrinhos europeus da década de 1990 (Foto 4). Chamadas de Bande Dessinées (BD) pela França, Bélgica. O panorama àquela época se mostrava com grandes e poucas editoras estagnando


Fotos 4 e 5
a produção em gêneros de fantasia heróica, aventuras históricas, suspense, policiais e humor juvenil. Na Alemanha (chamados de Komics), surgiu um início pequeno mas vibrante de uma produção quadrinhística de vanguarda. Na Espanha continuava-se o impulso desde a década de 1890. Houve a revista de vanguarda suiço-alemã Strapazin com vários novos autores (foto 5) e na França outros autores vieram como Nicolás de Crécy e Marc-Antoine Mathieu. Alguns artistas resolvem abrir caminhos próprios juntando-se a pequenas editoras fundando, por exemplo, a L´Association e outras como Fréon (Bélgica) e Amok (França) tendo mais a ver com a Strapazin e Madriz (esta da Espanha). Enfim, esses novos caminhos alternativos expandiram os quadrinhos europeus em todo o continente, saindo dos gêneros habituais e ousando mais nas vanguardas, influenciando posteriormente os EUA.

Finalizando, o próximo colóquio ficou marcado para o dia 07 de outubro de 2016  próxima reunião, com a definição, a posteriori, de qual membro fará a coordenação da discussão do capítulo17 "A busca pelo mangá respeitável".

Esta ata foi elaborada por mim, Gazy Andraus[2], em 10 de setembro de 2016.



[1] Todas as Fotos tiradas por G. Andraus
[2] Professor da da FIG-UNIMESP - Centro Universitário Metropolitano de São Paulo; Doutor em Ciências da Comunicação pela USP; mestre em Artes pela UNESP, pesquisador do Observatório de HQ da USP; INTERESPE – Interdisciplinaridade e Espiritualidade na Educação; Interculturalidade e Poéticas de Fronteira e autor independente de HQ fantástico-filosófica.  yzagandraus@gmail.comhttp://tesegazy.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário