sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Simpósio: 7th Annual Emerging Scholars Conference - Magic: Between Embodiment & Ontology



O Department of Art History and Communication Studies da McGill University, de Toronto, Canadá, divulgou o calll for papers da sua 7th Annual Emerging Scholars Conference, que terá como tema Magic: Between Embodiment & Ontology. O objetivo do Simpósio é pesquisar as formas pelas quais a mágica, em qualquer modalidade, é usada tanto como um elemento de transformação para inspirar ação civil como um meio de comunicação para relações intersubjetivas. O Simpósio busca traçar as capacidades de comunicação da mágica na cultura material. 

Com duração de dois dias, o simpósio ocorrerá na Universidade nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2016, aberto para estudantes de pós-graduação em todas as áreas, bem como para artistas, curadores e professores. As apresentações terão a duração de 25 minutos, representando uma oportunidade de discutir pesquisas originais e se beneficiar de discussões e de avaliações dos trabalhos científicos apresentados. O prazo para apresentação de propostas vai até 20 de novembro de 2015.

Entre as diversas áreas de interesse, destacam-se as seguintes, de interesse direto para os pesquisadores de quadrinhos:

- Qual é o papel da mágica nas práticas artísticas (cinema, pintura, quadrinhos, etc.)?
- Como o conceito de mágica/misticismo influenciou a percepção das primeiras conquistas tecnológicas e científicas?

A chamada de trabalhos ressalta, especificamente, que "Das práticas de arte alquímica de Heronymus Bosch aos quadrinhos de Sandman, de Neil Gaiman, nenhum tema é muito amplo ou estreito para este simpósio".

Mais informações podem ser obtidas no endereço: ahcspgss.wix.com/mcgill.

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário