terça-feira, 24 de março de 2015

Mesa Redonda: “DO INFERNO -- DISSECÇÃO DE UMA LENDA”


Para comemorar a volta da HQ “Do Inferno” em um só volume às livrarias brasileiras, a Editora Veneta promove, no próximo dia 26 de março, na Livraria Martins Fontes, a mesa redonda “Dissecção de uma lenda”, com os psiquiatras Durval Mazzei, Francisco Assumpção Jr. e João Paulo Martins (Jotapê Martins)

De 1989 a 1996, o inglês Alan Moore e o escocês Eddie Campbell publicaram a HQ “Do Inferno”, em 10 edições, que, em 1999, foram reunidas num só volume, versando sobre a identidade e as motivações de Jack, o Estripador, o famoso assassino da Inglaterra vitoriana.

Tendo reinterpretado de maneira incomparável cânones dos quadrinhos, em obras consagradas como“Watchmen”, “Miracleman” “V de vingança”, Moore voltou seu olhar incisivo para o mundo sórdido e enigmático dos assassinatos de Whitechapel no ano de 1888. 

PALESTRAS:

 — A trama de referências e os múltiplos sentidos de ‘Do Inferno’” (Jotapê Martins) -- As técnicas e as opções narrativas de Alan Moore, o impacto das suas obras nas Historias em Quadrinhos e a biografia científica de William Gull.

— “Como todos nós”  (Durval Mazzei) -- Reflexões da psicanálise sobre o mal

— “Ecos do Inferno” (Francisco Assumpção Jr.) Nuances psicopatológicas da graphic novel e suas perspectivas históricas, sociais e políticas.


LOCAL: Martins Fontes Livraria (Av. Paulista, 509, São Paulo, SP)
QUANDO: 26/03/2015 às 19 horas

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário