quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Patrícia Pina publica livro sobre quadrinhos e literatura



A professora Patrícia Katia da Costa Pina, da Universidade Estadual da Bahia, Campus de Caitité, acaba de publicar o livro A literatura em quadrinhos formando leitores hoje pela Editora Dialogarts. Patrícia tem vasta experiência no ensino da literatura e nos últimos anos tem se dedicado ao estudo das histórias em quadrinhos e suas relações com a leitura. Já escreveu um livro sobre o tema e em agosto de 2014 foi uma das palestrantes na Jornada Temática de Histórias em Quadrinhos: Adaptações Literárias, organizada pelo Observatório de Histórias em Quadrinhos.

No livro, a professora apresenta e discute seis adaptações quadrinísticas de obras literárias. Propositalmente, escolheu obras canônicas que estão muito afastadas do mundo em que as crianças e os jovens de hoje vivem, mas que, no processo de quadrinização, são objetos de um processo que ela denominou de reinvenção. Para Patrícia, esses desenhistas, roteiristas, coloristas brasileiros – em suas palavras, "artistas fantásticos, que produzem suas obras com muita paixão e competência" - fazem muito mais que adaptar a obra original para a linguagem dos quadrinhos, eles a transformam, reinventando-as para nos leitores. Nesse sentido, as cores e os traços escolhidos pelos adaptadores podem funcionar como instrumentos de formação do gosto pela leitura, transformando-se em verdadeiros instrumentos de formação de leitores.

Em formato digital, o livro A Literatura em Quadrinhos formando leitores hoje pode ser obtido gratuitamente no site da Editora Dialogarts, na realidade um projeto de extensão ligado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O endereço eletrônico é http://www.dialogarts.uerj.br/.

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário