segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Pesquisadores da Argentina e Estados Unidos participam do Conselho Científico das I Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos

Os pesquisadores Laura Vazquez e Héctor D. Fernandez L´Hoeste aceitaram o convite dos organizadores para compor o Conselho Científico das I Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. O Conselho Científico terá por função julgar cada um dos trabalhos enviados para apresentação no evento, avaliando-os quanto a sua qualidade (conteúdo, redação, fidedignidade  de informação, metodologia e resultados), ineditismo, contribuição potencial à área de pesquisa e inserção na temática proposta.

Laura Vazquez é pesquisadora do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas - CONICET. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Buenos Aires (UBA) e Professora de Historia de los Medios no curso de Comunicação Social dessa mesma universidade, no qual ministra o seminário de graduação Artes Secuenciales: historieta, cultura y mercado en la Argentina (1960-1980). Foi bolsista de pós-doutorado do CONICET, no Programa Postdoctoral da Facultad de Ciencias Sociales da UBA. No Instituto Gino Germani. coordena o Seminário Anual Medios, Historia y Sociedad. Dirigiu o projeto de pesquisa Historiografía de la historieta: hacia un programa de transformación de las artes visuales e recebe bolsa de pesquisa no projeto UBACyT de grupos consolidados Medios y sociedad: problemas de historiografia y archivo, IIGG (2009-2010). É professora de pós-graduação e tem sido convidada como conferencista em diversos eventos nacionais e internacionais. Publicou artigos científicos em numerosas revistas acadêmicas, explorando a relação histórias em quadrinhos – cultura – sociedade. Uma versão de sua tese de doutorado foi editada pela Editora Paidós, com o título El oficio de las viñetas: La industria de la historieta argentina (Buenos Aires, 2010). Atualmente está escrevendo uma biografia de Copi (Fondo de Cultura Económica). Organizou e dirigiu o Primer Congreso Internacional de la Historieta (Biblioteca Nacional, de 23 a 25 de setembro de 2010). Paralelamente a sua actividad crítica, publicou novelas gráficas, como roteirista de quadrinhos, destacando-se suas obras Entreactos (Astiberri, 2004), com Dante Ginevra, e Historias corrientes: ni tango ni bohemia (De Ponent, 2004), com Federico Rübenacker. Neste momento, desenvolve diversos projetos de histórias em quadrinhos com artistas argentinos e escreve uma seção crítica na revista Fierro, Ojo al cuadrito. Participa do ciclo de televisão Continuará, dirigido por Juan Sasturain.

Héctor D. Fernandes L´Hoeste é Doutor em Linguagem e Literatura Hispânica pela Stony Brook University, em Nova York, e Professor do Departamento de Linguagens Modernas e Clássicas na Georgia State University. Leciona disciplinas relacionadas com as mídias sociais na América Latina, dando especial enfoque às histórias em quadrinhos na disciplina Graphic Narratives and World Cultures. Publicou artigos científicos em numerosas revistas acadêmicas, em geral discorrendo sobre quadrinhos latinoamericanos. Autor de vários livros, em 2009, editou, juntamente com Juan Poblete, o livro Redrawing The Nation: National Identity in Latin/o American Comics, pela editora Palgrave. Atualmente, está finalizando o livro Historietas, Comics, Muñequitos: Nation and Identity in Latin/o American Comics, uma compilação de seus artigos sobre quadrinhos latinoamericanos.

Organizadas pelo Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP, as I Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos serão realizadas em agosto de 2010, em São Paulo.

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário