sábado, 4 de setembro de 2010

Conteúdos abordados na reunião do dia 03/09/10

Nesta sexta-feira dia 03 de setembro de 2010, aconteceu mais um encontro no Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA – USP em São Paulo, com a apresentação de Gabriela Ribeiro César, com o tema Turma da Mônica Jovem: um caso de sucesso editorial. A pesquisa foi financiada pelo CNPq pelo programa de Iniciação Científica, sob a orientação do professor Waldomiro Vergueiro. O estudo levantou fatores, que tornaram esse produto um case de sucesso em vendas. Procurou também analisar as estratégias da indústria editorial no segmento quadrinhos, levando em consideração a participação das crianças e adolescentes nos atos de consumo, revelando a lealdade do público para com a marca e seus produtos.
Quem desejar ver o resumo da apresentação da Gabriela é so clicar no link abaixo e fazer o download.


Em seguida,  Anderson da Silva Ramos, orientado pelo Professor Maurício Parada apresentou o tema, O Discurso Autobiográfico na Série Epiléptico, de David B. Uma série autobiográfica , que utiliza a linguagem dos quadrinhos, e que tem como elemento central a epilepsia do irmão do autor. São seis volumes na edição francesa original, porém, na edição brasileira só foram publicados os dois primeiros. 
O resumo da apresentação pode ser baixado acessando o link.
http://www.megaupload.com/?d=79JYEVLX
.  
Discutiu-se a epilepsia no discurso autobiográfico do autor, relacionando a imagem com o texto e seus significados, identificando autoria e título que camuflam e identificam o autor, os conflitos provocados pela doença rumo ao desconhecido, ao inesperado, realçando o preconceito que gera isolamento e também o desconhecimento por parte dos médicos. Segundo Anderson, um drama que envolve o autor e sua luta contra a epilepsia.


O formato do colóquio, normalmente, é construído de apresentações de novos freqüentadores, notícias da área de quadrinhos e temas correlatos, juntamente com os lançamentos editoriais do mês. Assim, pode-se ficar interado com as novidades do setor, disponíveis no mercado. Após as considerações, as atividades começam. O encontro é realizado na primeira semana de cada mês sempre às sextas-feiras, das 20h às 22h. Aberto a todos os que desejam conhecer e aprofundar os estudos acadêmicos, no segmento das histórias em quadrinhos.


                                                                 Prof. Denis Basílio de Oliveira

2 comentários:

  1. Professor Denis!!!! Por Favor, meu Orientador vai me matar. Edite a orientação. Meu trabalho de iniciação científica começou sim com a Professora Margarida, mas este tipo de organização da Monografia e o trabalho de semiótica foram feitos com a Orientação do Professor Maurício Parada. Ele vai me matar.
    Grande Abraço!

    OBS: email do Anderson para contato:
    anderson100787@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Lamento ter perdido o quebra-pau... deve ter sido divertido o massacre.

    ResponderExcluir