terça-feira, 24 de agosto de 2010

Pesquisa concluída - "Pofe" "arrarara": Formas de representações onomatopeicas em manuscritos escolares de histórias em quadrinhos produzidas por alunos do 2° ano do Ensino Fundamental

Que quadrinhos podem ser usados no ensino já não é mais uma novidade, como atestam diferentes publicações a respeito nos últimos anos. A questão, agora, é como utilizar os diferentes gêneros no campo educacional, bem como os recursos da linguagem. Janayna Paula Lima de Souza Santos apresenta alguns caminhos possíveis por meio do uso das onomatopeias.

A dissertação de mestrado, defendida em agosto no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), faz uma aplicação da representação dos sons em práticas aplicadas a alunos do segundo ano do ensino fundamental. 

A pesquisadora usa como método o apagamento dos sons de histórias em quadrinhos da Turma da Mônica e verifica como os estudantes fazem a representação dos sons onomatopeicos ausentes. Uma das constatações é o quão importante a onomatopeia é para os processos de aquisição da linguagem.

Orientado pelo Prof. Dr. Eduardo Calil, o estudo está vinculado a uma investigação maior, coordenada por ele e da qual a agora mestre faz parte. Outros mestrados, também em desenvolvimento na Ufal, abordam aplicações de elementos da linguagem dos quadrinhos no ensino.
Mais informações sobre o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Ufal.

Prof. Dr. Paulo Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário